Prezados Clientes e Parceiros,
Verificamos uma possível vulnerabilidade de segurança, em especial nos dispositivos configurados com IP público sem proteção do ambiente através de um Firewall, com risco de causar infecção por malware nos equipamentos Fiberlink 511, Fiberlink 501 e PK500, podendo resultar nos seguintes impactos:
• Perda total do acesso remoto ao equipamento.
• Propagação do malware para outros dispositivos na rede (L2 e L3).
• Geração de tráfego em background para destinos desconhecidos.
• Lentidão na navegação e instabilidade geral.
• Travamento completo do equipamento (CPE).
Nossa Engenharia de P&D está atuando de forma ágil para estabelecer um bloqueio definitivo nos equipamentos que possam estar sendo atingidos por esse ataque externo.
Caso tenha equipamento desta linha apresentando estes sintomas, sugerimos os seguintes passos para minimizar os sintomas:
O malware reside em uma área não permanente da memória do dispositivo. Portanto, ao reiniciar o equipamento, a ameaça é removida.
Para evitar uma nova infecção, é crucial que o dispositivo seja isolado (em L2 e L3) de outras fontes infectadas antes e depois de ser reiniciado.
Recomendação de Prevenção:
Reforçamos que clientes que seguem boas práticas de segurança de rede, como as detalhadas em nosso guia, não foram afetados por este incidente.
Recomendamos fortemente a leitura e aplicação das diretrizes disponíveis no link abaixo:
Estamos à disposição para auxiliar em qualquer dúvida ou dificuldade.
Por favor, entrem em contato através de nossos canais de suporte.
Telefone: 51 3205-2949
Email: suporte@parks.com.br
Parks Comunicações Digitais
Equipe de Suporte Técnico